Sobre o Fórum Negócios Sustentáveis

O objetivo do fórum é apresentar e discutir soluções para tornar as organizações sustentáveis, seguindo critérios de normas e frameworks internacionais de sustentabilidade. São abordadas questões econômicas, sociais e ambientais, o chamado tiple-bottom-line.

O fórum desenvolve estudos e publicações sobre sustentabilidade, aplica treinamentos para qualificação de pessoas para projetos e certificações de normas e frameworks internacionais. Desenvolve workshops com grupos de especialistas e stakeholders das empresas para soluções de problemas de conformidade legal e criação de estratégias sustentáveis. Desenvolve benchmarkings entre empresas nacionais e internacionais para acelerar os níveis de maturidade das organizações. Elabora estratégias, projetos e relatórios de balanço social de empresas.

Os estudos são orientados pelas diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative).

As diretrizes econômicas abordam os impactos das organizações sobre as condições econômicas de seus stakeholders sobre os sistemas locais, nacionais e internacionais. Os indicadores econômicos avaliam o fluxo de capital entre os diferentes stakeholders e os principais impactos econômicos da organização na sociedade.

As diretrizes ambientais avaliam os impactos das organizações nos sistemas naturais vivos e não-vivos, incluindo ecossistemas, solos, ar e água. Avalia-se os insumos utilizados nos processos, tais como matérias-primas, energia e água e seus efeitos nas emissões de gases de efeito estufa, efluentes e resíduos. Os indicadores englobam o desempenho relacionado com a biodiversidade, com a conformidade ambiental e outras informações, como despesas na proteção do meio ambiente e impactos nos produtos e serviços.

As diretrizes sociais avaliam os impactos das organizações nos sistemas sociais em que operam. Os indicadores abordam as práticas laborais, os direitos humanos, à sociedade e à responsabilidade de produtos e serviços. As analises englobam: emprego, relações entre trabalhadores e administração, saúde e segurança no local de trabalho, formação e educação, diversidade e igualdade de oportunidades.