Modelo para desenvolver negócios sustentáveis

O mundo mudou! Não se faz mais negócios como no passado. Novos modelos de negócios devem incluir não apenas a perspectiva econômica, mas também as perspectivas social e ambiental. Os empresários conscientes dos riscos das mudanças climáticas extremas e do desemprego gerado pela automação extrema de processos e pelas novas soluções de inteligência artificial, buscam desenvolver negócios sustentáveis. Os governos e entidades internacionais discutem e criam legislações que forçam as empresas a adotarem medidas sustentáveis, como a Gestão Ambiental, Gestão de Resíduo Sólidos, controle de emissões de gases do efeito estufa, maior proteção aos empregados, empoderamento das mulheres, igualdade de gêneros, entre outras. Estas ações são chamadas de Triple Bottom Line, o triplé da sustentabilidade (People, Planet, Profit).

O Triple Bottom Line cria novos parâmetros para avaliar o desempenho das organizações, medindo o impacto de ações na economia, na preservação do meio ambiente e suas contribuições na área social. Chegou ao fim a era do lucro a qualquer custo.

Os consumidores já buscam conhecer a origem dos produtos que consumem, questionando o impacto ecológico e as condições de trabalho dos empregados. Situações de trabalho análogos a escravidão e infantil e fábricas poluidoras têm um impacto, extremamente, negativo na reputação das organizações.

O avanço exponencial da tecnologia provocou a quarta revolução industrial, onde é possível produzir em massa produtos personalizados. Impressoras 3D quebrando o paradigma da cadeia de produção, sistemas que robotizam as funções intelectuais dos empregados e análises de grandes volumes de dados (Big Data) transformam os modelos de negócios das empresas.

O Fórum Negócios Sustentáveis desenvolveu um modelo de gestão para desenvolver negócios considerando as perspectivas econômicas e socioambientais, seguindo boas práticas internacionais, como as utilizadas nos relatórios do GRI (Global Reporting Iniative).

1 Curso. Compartilhamos nosso conhecimento para desenvolver negóicos sustentáveis, incluindo os conceitos e categorias do GRI (Global Reporting Initiative).
2 Workshop. Aplicamos workshops com os principais interessados na organização para identificar as oportunidades de projetos de sustentabilidade nas organizações.
3 Experimentação. Desenvolvemos uma prova de conceito para avaliar os benefícios das propostas de projetos sustentáveis, identificando os obstáculos a serem vencidos e calcular o retorno do investimento (ROI).
4 Projeto. Com elementos tangíveis coletados na fase de experimentação, incluindo o ROI, executar o projeto.
5 Avaliação. Após a implantação do projeto, realizamos a medição e verificação (M&V) dos resultados obtidos.

Como funciona?

FASE DE DESCOBERTA

Sessão Online (sem custo): reunião via Internet com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre negócios sustentáveis (20 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (15 minutos); Consolidação das propostas (10 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (15 minutos).

Sessão Presencial (com custo): reunião presencial com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre negócios sustentáveis (120 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (30 minutos); Consolidação das propostas (30 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (60 minutos).

FASE DE EXPERIMENTAÇÃO

Prova de conceito para validar a proposta do projeto. Simulação do projeto em pequena escala para identificar os recursos necessários, obstáculos de implementação, cálculo do investimento necessário e retorno do investimento (ROI) esperado. O custo depende da complexidade da atividade.

FASE DO PROJETO

Implantação do projeto. O custo depende da complexidade do projeto.

FASE DE AVALIAÇÃO

Avaliação do projeto depois de cada fase do projeto implantada para realizar ajustes e descobrir novas oportunidades de melhoria.

Contate-nos para maiores informações de como desenvolver projetos sustentáveis na sua organização.